Pages

Ads 468x60px

Aprenda fazer produtos de limpeza neste curso!

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Como fazer Base para Shampoo

Veja que não é nada difícil fazer uma base neutra de shampoo, esta é a fórmula só da base, mas é claro que pode e deve ser enriquecida com os melhores aditivos do mercado, quem sabe acrescentar extratos glicólicos conforme lhe agrade ou outros aditivos para dar uma cara nova e características ao shampoo, quando você for colocar qualquer aditivo no shampoo, faça primeiro um teste de bancada ou seja pegue uma quantidade pequena da 
base e acrescente o aditivos desejados para fazer um teste, se ficar bom e você gostar daí então faça a quantidade que gostaria de produzir. Vamos à receita da base para shampoo:

Para fazer 10 kg de base você precisará:
3 kg de Lauril éter sulfato de sódio
500 gramas de Cocoamido Propil Betaína
300 gramas de Amida 90
15 gramas de Metilparabeno (conservante)
5 gramas de Propilparabeno (conservante)
Quantidade suficiente de Ácido cítrico
30 gramas de Essência para shampoo de sua escolha
300 gramas de Glicerina bidestilada
Quantidade suficiente de Corante para shampoo de sua escolha
Quantidade suficiente de Cloreto de sódio
5550 gramas de Água deionizada

Manipulação da base para shampoo

- Ema bomba plástica limpa com boca larga ou um tanque próprio para manipulação, adicione a água e sob agitação moderada, acrescente o Lauril, o Cocoamido propil betaína, a Amida, misture com um bastão.
- Em separado num recipiente que possa ser levado ao fogo, junte a Glicerina, o Metilparabeno, o Propilparabeno e deixe no fogo até dissolver as matérias primas.
- Quando tudo for bem dissolvido, então sob agitação adicione tudo sobre a outra mistura, homogenize.
- É hora de verificar o pH, utilize um papel indicador de pH e confira o pH da base, se precisar corrija o pH até ele ficar nas faixas de 6,5 a 7,5, para corrijir faça uma solução de Ácido cítrico diluído em um pouquinho de água deionizada e bem devagarzinho adicione ao produto até conseguir corrijir o pH.
- Ainda sob agitação adicione o Corante e a Essência.
- Para melhorar a viscosidade dilua o Cloreto de sódio em um pouco de água deionizada e sob agitação, bem aos poucos adicione na base até atingir a viscosidade desejada. (não exagere no sal, pois em excesso vai desandar o produto e ao invés de engrossar vai ralear a base).
- Agora para finalizar misture bem para homogeneizar todas as matérias primas da base para shampoo.






0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da fórmula grátis?
Deixe seu comentário no site!